Resumo
Segundo a Lei de Benford da Controvérsia, quanto mais se
soubesse sobre um dado assunto, menos controvérsia haveria.
Apesar disso, as dificuldades de aprendizado dos alunos em
Física estão bem discutidas na literatura
científica e, apesar da quantidade de
informação acumulada, não
há consenso sobre elas nem sobre como
solucioná-las. Também é bem conhecida
a controvérsia dos Aristotélicos com Galileu que,
para poder chegar à Lei da Queda dos Corpos, teve que fazer
a abstração de eliminar o atrito e a
resistência do ar, sempre considerada pelos
Aristotélicos, colocando-se conscientemente, fora da
realidade. De fato, já em 1980, Papert, discípulo
do controverso Piaget, denunciava que as escolas ensinam o movimento
newtoniano por meio de manipulação de
equações, em vez de
manipulação dos próprios objetos
newtonianos. Por outro lado, embora haja uma controvérsia
sobre se é apenas mais um game ou não, o Second
Life e sua linguagem de programação apresentam
uma notável curva de aprendizado que desestimula a maioria
dos professores a usá-lo como ambiente de
simulações educacionais. O objetivo deste
trabalho é apresentar a TATI, uma interface textual que,
através de, TATILogo, uma variante própria da
linguagem Logo, permite a geração de
vários micromundos de Física no Second Life,
contendo diferentes tipos de objetos que seguem distintas leis
físicas, proporcionando uma sequencia de aprendizagem
piagetiana até a Física Newtoniana, ao mesmo
tempo em que permite aos utilizadores construir suas
simulações sem ter que entrar tão a
fundo na programação LSL, facilitando a um grande
público de professores seu acesso a uma ferramenta
tão interessante como o SL.
Voltar a Artigos Científicos.
Voltar ao começo desta página
Voltar à página principal de Física Interessante