Buffer

artigo
O Simulador de Pouso:
Um jogo de simulação no Second Life
para o ensino de Física

artigo 'O Simulador de Pouso:
Um jogo de simulação no Second Life
para o ensino de Física'O Simulador de Pouso: Um jogo de simulação no Second Life para o ensino de Física. VIII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação de Ciências, Campinas, 2011. Anais... , 2011. Belo Horizonte, MG: ABRAPEC.

Resumo
As dificuldades de aprendizado dos alunos em Física são bem documentadas na literatura científica desde os anos 70, especialmente entre os conceitos de velocidade e aceleração. Mayo recomendou fortemente a utilização dos games como recurso pedagógico eficaz, se não superior às aulas expositivas, invocando argumentos das teorias de ensino, da neurociência e experimentais. Embora seja opinião geral de que ‘jogos existem para entreter e simulações existem para ensinar e modelar’, vem ganhando terreno os ‘gamesims’, uma convergência entre games e simulações, que combina o elemento de embasamento em regras (rule-based) dos games e os atributos motivacionais dos jogos com o valor pedagógico já demonstrado das simulações bem projetadas. O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de gamesim de Física, uma simulação que inclui o fator motivador e o elemento de regras dos jogos, baseado no clássico jogo de computador Lunar Lander, e realizado no ambiente virtual do Second Life.

downloadAdobe file (.pdf)


Voltar a Artigos Científicos.


Citar esta página:
dos SANTOS, Renato P. . In Física Interessante. 17 Nov. 2014. Disponível em: <>. Acesso em: .

Voltar ao começo desta página

Voltar à página principal de Física Interessante


e-books Grátis


View Renato P. dos Santos's profile on LinkedIn

Renato P. dos Santos


Física Interessante no Google+



CSS válido!