Buffer

Livro
Sonhos de Einstein,
de Alan Lightman

livro Sonhos de EinsteinSonhos de Einstein. Alan Lightman. Companhia das Letras, 175 páginas, 1993.

Delicioso, este livro:

"Amanheceu. Sobre a cidade paira uma névoa matizada de salmão que o rio exalou ao respirar. O Sol espreita por detrás da ponte de Nydegg, lançando os seus raios avermelhados ao longo de Kramgasse, em direção ao relógio monumental que mede o tempo, e ilumina a parte de baixo das varandas. Os sons matinais invadem as ruas como o cheiro do pão quente. [...] 

Este é um mundo de planos alterados, de oportunidades imprevistas, de visões inesperadas. É que neste mundo o tempo passa, não em cadência certa, mas espasmodicamente, e, por conseguinte, as pessoas obêm relances espasmódicos do futuro. 

Quem será mais bem sucedido neste mundo de tempo espasmódico? Os que viram o futuro e só vivem uma vida? Os que não viram o futuro e ficam à espera de viver a vida? Ou os que renegam o futuro e vivem duas vidas?"

Realidades virtuais? Tem a ver.

No início do verão de 1905, o jovem e ainda desconhecido, Albert Einstein, está para enviar o manuscrito de seu artigo com o esboço da Teoria da Relatividade para a prestigiosa revista Annalen der Physik.

Mas o narrador conta que, de tanto pensar sobre o conceito de tempo, Einstein tem tido estranhos sonhos. Embora todos ambientados em Berna, onde vive, em cada um deles o tempo tem uma natureza diferente e isso altera profundamente o modo de vida dos personagens, tal como nesse trecho aí acima.

Com raro talento para conciliar ciência e poesia, Alan Lightman, físico do M.I.T., transforma trinta sonhos absurdos em hipóteses plausíveis sem nenhuma equação e nos leva a pensar sobre esse conceito tão profundo que é o tempo, de maneira tão agradável como ler um romance.


Veja aqui minha aula sobre História da Relatividade.


Voltar a Livros interessantes.


Citar esta página:
dos SANTOS, Renato P. . In Física Interessante. 6 Apr. 2016. Disponível em: <>. Acesso em: .

Voltar ao começo desta página

Voltar à página principal de Física Interessante


e-books Grátis


View Renato P. dos Santos's profile on LinkedIn

Renato P. dos Santos


Física Interessante no Google+



CSS válido!