Buffer

10 - A Revolução na Matemática

Pierre-Louis Moreau de Maupertuis (1698-1759)

Pierre-Louis Moreau de MaupertuisMaupertuis foi um matemático, filósofo e escritor francês.

Descendia de uma família de mercadores-corsários.

A controvérsia vis viva ¤ quantitas motus

Suas primeiras contribuições envolveram-no na controvérsia vis viva de Leibniz ¤ quantitas motus (quantidade de movimento) de Newton, vista na aula A Revolução na Matemática - Parte 1, quando estendeu e desenvolveu trabalho de Newton, opondo-se à visão continuísta de Descartes.

Contribuições à Biologia

Tinha uma perspectiva mecanicista e materialista e defendeu, em 1745, uma teoria evolucionista de geração espontânea de novas espécies, seguida de eliminação maciça de formas menos aptas, sem necessidade da intervenção de um Criador, antecedendo Darwin por um século.  

Também estudou a questão da genealogia, conectando-a com a identificação de caracteres fenotípicos ao longo de linhagens, sendo, por isso, considerado um precursor da genética.

A controvérsia da forma da Terra

Nessa época, a controvérsia entre sistemas mecânicos rivais estendeu-se a uma discussão godésica sobre previsões da figura da Terra, se esta seria 

  • prolata, como um pepino, tal como defendida por Cassini, rival de Maupertuis, opositor a Newton e ardente defensor da teoria de redemoinhos, de Descartes, francês e continental, ou
  • oblata, como uma abóbora, tal como defendida por Newton, inglês e insular, e Huygens, predita por sua Teoria da Gravidade
Huygens x Cassini - Geodesia

A questão só poderia ser resolvida empiricamente, medindo-se em vários pontos da Terra a relação entre a distância meridional (norte-sul) e o correspondente ângulo de elevação celeste, num processo semelhante ao utilizado por Eratóstenes, (sec. III a.C.): 

Eratóstenes - Circunferência da Terra

Medições realizadas por Cassini entre 1700 e 1735 indicavam um raio polar maior do que o raio equatorial, levando Cassini a negar a oblaticidade (achatamento) da Terra, assim como a rejeitar a própria Teoria da Gravidade de Newton.

A Académie des Sciences francesa enviou duas expedições entre 1735 e 1744:

Essas medidas foram possíveis com mais precisão do que Eratóstenes, graças a vários recursos desenvolvidos durante a Revolução Científica, tais como o telescópio, o teodolito, os logaritmos e a trigonometria esférica. 

Os resultados indicaram que a Terra é oblata, numa importante vitória da Teoria da Gravitação de Newton.

O Princípio da Mínima Ação

Em 1744, Maupertuis propos o Princípio da Mínima Ação, estendendo o Princípio do Menor Tempo proposto por Fermat, como vimos na aula A Revolução na Matemática - Parte 1

Em vez do menor percurso, como no caso do Princípio de Herão, ou do menor tempo, como no Princípio de Fermat, o Princípio de Maupertuis afirma que a Natureza 'escolhe' sempre o caminho que minimiza a grandeza física ação. Na proposição original de Maupertuis, a grandeza a ser minimizada é dada pela integral temporal, ao longo do percurso do ponto A ao ponto B, da vis viva, isto é, do dobro da energia cinética,

Maupertuis - Ação

Como veremos adiante, Euler, em 1744, propos um princípio semelhante ao de Maupertuis sem, no entanto, nunca ter reclamado prioridade sobre Maupertuis.

Este princípio é um princípio metafísico e variacional que está subjacente a todas as leis da Mecânica.

Maupertuis comentou sobre esse princípio, dizendo que "a Natureza é econômica em todas as suas ações":

Em sendo as leis de movimento e de repouso deduzidas deste princípio precisamente as mesmas observadas na natureza, podemos admirar a aplicação deste Princípio para todos os fenômenos. O movimento de animais, o crescimento vegetativo das plantas ... são apenas as suas consequências, e o espetáculo do Universo torna-se tanto maior, muito mais belo, mais digno de seu Autor, quando se sabe que um pequeno número de leis, sabiamente estabelecido, é suficiente para todos os movimentos.

Em seu Essai de cosmologie (Ensaio sobre Cosmologia), de 1750, Maupertuis afirma que um princípio universal de economia como este se configurava como uma prova inegável da existência de um Criador inteligente. Para ele, este princípio era não só o ápice de suas pesquisas em Física, mas também seu resultado mais importante em Filosofia, uma prova inquestionável da existência de Deus.  

Daniel Bernoulli (1700-1782) 

Daniel BernoulliDaniel Bernoulli foi um matemático holandês, filho de Johann Bernoulli I.

Era membro de uma família de comerciantes e acadêmicos que teve muitos artistas e cientistas, especialmente matemáticos.

Seu pai achava que Matemática não dava dinheiro e, por isso, encorajou-o a estudar Adminstração, sem sucesso, já que Daniel só se interessava por Matemática e Física. Finalmente, entraram em acordo, com Daniel cursando Medicina, com a condição de que seu pai lhe ensinasse Matemática.

Daniel foi amigo de Euler (vide adiante), de quem Johann foi professor e descobriu seu talento, tendo mesmo, se empenhado em convencer o pai de Euler de este que seria um grande matemático e deixar a carreira de pastor que aquele lhe tinha planejado.

Relacionamento difícil com o pai

No entanto, Daniel desenvolveu um mau relacionamento com pai, invejoso de seu talento matemático.

Certa vez, Daniel competiu com seu pai num concurso científico da Universidade de Paris. Seu pai não aceitou a 'vergonha' de ser comparado com um filho e, em retaliação, o expulsou de casa!

Como a Suiça não tinha muitas vagas para matemáticos em início de carreira, Daniel ocupou, de 1724 a 1733, a posição de professor de Matemática na Academia Imperial Russa de Ciências de São Petersburgo.

A partir de 1733, retornou à Suiça e foi professor de Medicina, de Metafísica e, finalmente, de Filosofia Natural (o cargo mais alto) na Universidade da Basiléia.

Decomposição de movimentos

Em 1726, Daniel indicou a vantagem de resolver um movimento como composição de translações e rotações, técnica utilizada até hoje na Física.

Bernoulli - composição de translações e rotações

Hidrodinâmica

Em 1738, Daniel publicou sua obra principal, Hidrodinâmica. Sua estrutura relembra o Mécanique Analytique de Lagrange por ser construído de tal forma que todos os resultados apresentados são consequencias de um único princípio, neste caso, o da conservação da energia mecânica.

Bernoulli - Hidrodinâmica

No entanto, seu pai plagiarizou ideias centrais do Hidrodinâmica de Daniel, para seu próprio livro Hydraulica, o qual ele antedatou para parecer ter sido publicado antes do Hidrodinâmica.

Teoria cinética dos gases

Nesta obra, propõe, também, a Teoria cinética dos gases, válida até hoje, segundo a qual, os gases consistiriam de um enorme número de minúsculas partículas movendo-se com grande velocidade, em todas as direções, aleatoriamente, colidindo elasticamente entre si, de tal forma que o conjunto dos impactos numa superfície é interpretada como uma pressão. Da mesma forma, a temperatura corresponde simplesmente uma medida da energia cinética do seu movimento.

Bernoulli - Teoria cinética dos gases

Teoria das Probabilidades

Também em 1738, Daniel publicou Specimen theoriae novae de mensura sortis ( Exposição de uma nova Teoria da Medição do Risco), baseada no ‘Paradoxo de S. Petersburgo', um problema clássico da teoria das probabilidades, para resolver o qual, Daniel introduz as noções econômicas de aversão ao riscoprêmio de risco e utilidade.

Em 1766, Daniel foi o primeiro a tentar analizar um problema estatístico com dados censurados, isto é, dados somente parcialmente disponíveis, situação típica em pesquisas médicas e em engenharia, ao tentar analisar as taxas de mortalidade e de morbidade da varíola para demonstrar a eficácia das vacinações.

Foi eleito membro da Royal Society em 1750.


A Revolução na MatemáticaContinue conhecendo a Revolução na Matemática.

Voltar à Parte Anterior


Voltar a Minhas Aulas.


Citar esta página:
dos SANTOS, Renato P. . In Física Interessante. 17 Jul. 2021. Disponível em: <>. Acesso em: .

Voltar ao começo desta página

Voltar à página principal de Física Interessante


e-books Grátis


View Renato P. dos Santos's profile on LinkedIn

Renato P. dos Santos