TATILogo
Uma variante 3D de Logo para o Second Life
Já
em 1980,
Papert
defendia a
construção de um “micromundo da
físicaâ€� (PAPERT,
1985), onde, antes de se tornarem receptivos
às leis de Newton, os estudantes poderiam conhecer outras
leis de movimento, não tão complexas, sutis e
contra-intuitivas, construir leis alternativas, progredindo, talvez, de
Aristóteles até mesmo Einstein. Para isso, ele
propôs uma sequência de quatro tipos de objetos:
tartaruga geométrica, de velocidade, de
aceleração e newtoniana.
Por
outro lado, embora seja rico em recursos, não
se pode dizer que o
Second Life seja uma plataforma
de fácil
utilização. Uma das principais dificuldades
é o aprendizado da Linden Scripting Language (LSL) (LSL
Portal), com estrutura baseada nas linguagens Java e C e
disponibilizando quase quatrocentas funções, sem
o que, não se pode dar interatividade aos objetos criados,
resultando apenas num Lego gigantesco. Há uma
apreciável curva de aprendizado (SANCHEZ, 2009) que faz com
que qualquer proposta de utilização do SL para o
ensino tenha de reservar várias horas em seu cronograma,
apenas para que os estudantes se familiarizem com as
operações básicas do avatar, tais como
andar, passar por portas, subir escadas, manipular objetos, etc. Esses
dois fatores certamente desestimulam a maioria dos professores de
Física, que provavelmente não estariam dispostos
a investir tanto tempo no estudo da LSL apenas para a
construção de simulações
educacionais simples.
Consciente dessas
dificuldades, decidi construir
a TATI
(The
Amiable Textual Interface for Second Life), uma interface
textual
amigável para o Second Life que traduzisse comandos simples,
semelhantes aos do Logo em comandos da LSL que gerassem objetos
imbuídos de físicas alternativas, semelhantes
às tartarugas de Papert (1985) ou, melhor ainda,
às ‘Dinatarts’ de diSessa (ABELSON;
diSESSA, 1981).
Como
argumenta (HOYLES et al., 2002),
“programação é a
ferramenta
prototípica para a visão construcionista, e um
micromundo sem programação corre o risco de
evitar justamente aquilo que dá ao micromundo seu
poder�.
Por isso, TATI tem sua própria linguagem de
alto-nível, a
TATILogo, uma variante
própria de
Logo, estendida para incluir novos comandos para criar e atuar sobre
cada um dos diversos tipos de objetos acima.
Parte
da sintaxe de
TATILogo é apresentada abaixo:
CREATE
object_id object_type? object_shape? colour? |
DELETE object_id |
SETCOL
object_id colour |
FORWARD
object_id distance ONGO? |
RIGHT
object_id angle ONGO? |
UP object_id angle ONGO? |
CLOCK
object_id angle ONGO? |
SETPOS object_id position ONGO? |
SETVEL
object_id velocity ONGO? |
SPEEDUP object_id speed ONGO? |
SETANGVEL
object_id angular_velocity ONGO? |
SPINUP object_id
angular_velocity ONGO? |
SPINDOWN object_id
angular_velocity
ONGO? |
SETACCEL
object_id aceleration
ONGO? |
ACCELERATE
object_id speedrate ONGO? |
SETANGACCEL object_id
angular_aceleration ONGO? |
APPFORCE object_id force ONGO? |
APPIMPULSE
object_id impulse ONGO? |
GETCOL object_id |
GETTYPE
object_id |
GETPOS
object_id |
GO |
REPEAT integer
( list_of_statements ) |
HELP |
Veja
uma descrição mais detalhada em
(dos SANTOS, 2012).
TATI e TATILogo
estão atualmente em teste alfa e desenvolvimentos finais,
mas em breve
irão para teste beta, sendo distribuídos a um
grupo
limitado e selecionado de usuários voluntários
para a
realização de testes de usabilidade e
aceitação.
Exemplos
de simulações virtuais imersivas 3D de
colisões com TATI
Nestes vídeos, mostro como TATI pode ser usada para montar
uma
simulação virtual
imersiva 3D de colisões no Second Life.
Exemplos
de trajetórias circulares com vários tipos de
objetos de TATI
Nestes vídeos, inspirado pelo clássico exemplo
de Logo (Papert, 1985,
p.58) de desenhar uma circunferência, mostro a
realização de trajetórias
circulares com os vários tipos de objeto de TATI.
Exemplos da
operação de TATI com TATILogo
Nestes vídeos, mostro como se podem criar facilmente
micromundos físicos com
TATI, hamitados por objetos que seguem diferentes leis
físicas.
A
história de TATI e TATILogo
Aqui apresento como cheguei à ideia de construir TATI, The
Amiable
Textual Interface for Second Life, e sua linguagem de
programação
TATILogo.
Veja
também:
Second
Life Physics Lab
A Física implementada no Second Life é
hiper-real! Criei um micromundo,
um laboratório para investigá-la e
utilizá-la no Ensino de Física.
Manipulando
Objetos Newtonianos: Aprendendo Física no Second Life com
Tati. XIV Encontro de Pesquisa em Ensino de
Física - EPEF, Maresias, SP, 5 a 9 de novembro de 2012.
TATI
- Uma interface textual amigável para o Second Life. Apresentado
no
XIX Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na
Educação
e publicado na RENOTE: Revista Novas Tecnologias na
Educação, UFRGS,
v. 10, n. 1, jul. 2012.
Referências
- ABELSON, Harold; diSESSA, Andrea A.
Turtle Geometry:
Computations as a Medium for Exploring Mathematics. Cambridge, MA: MIT
Press, 1981.
- dos
SANTOS, Renato P. TATI
- Uma interface textual amigável para o Second
Life. RENOTE:
Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 10, n.
1, jul. 2012.
- HOYLES, C.; NOSS, R.; ADAMSON, R.
Rethinking the Microworld Idea. Journal of Educational Computing
Research, v. 27, n. 1-2, p. 29-53, 2002.
- LSL PORTAL.
- PAPERT,
Seymour A.
Micromundos: incubadores para o
conhecimento. In: _____. Logo:
Computadores e Educação.
São Paulo: Editora Brasiliense, 1985, pp. 148-164.
- SANCHEZ, Joe. Barriers to Student Learning in Second Life.
Library Technology Reports, v. 45, n. 2, p. 29-34, 2009.
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Citar esta página:
dos SANTOS, Renato P. . In Física Interessante. 17 Jul. 2021. Disponível em: <>. Acesso em: .
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