Buffer

TATILogo
Uma variante 3D de Logo para o Second Life

Seymour A. PapertJá em 1980, Papert defendia a construção de um “micromundo da físicaâ€� (PAPERT, 1985), onde, antes de se tornarem receptivos às leis de Newton, os estudantes poderiam conhecer outras leis de movimento, não tão complexas, sutis e contra-intuitivas, construir leis alternativas, progredindo, talvez, de Aristóteles até mesmo Einstein. Para isso, ele propôs uma sequência de quatro tipos de objetos: tartaruga geométrica, de velocidade, de aceleração e newtoniana.
Second LifePor outro lado, embora seja rico em recursos, não se pode dizer que o Second Life seja uma plataforma de fácil utilização. Uma das principais dificuldades é o aprendizado da Linden Scripting Language (LSL) (LSL Portal), com estrutura baseada nas linguagens Java e C e disponibilizando quase quatrocentas funções, sem o que, não se pode dar interatividade aos objetos criados, resultando apenas num Lego gigantesco. Há uma apreciável curva de aprendizado (SANCHEZ, 2009) que faz com que qualquer proposta de utilização do SL para o ensino tenha de reservar várias horas em seu cronograma, apenas para que os estudantes se familiarizem com as operações básicas do avatar, tais como andar, passar por portas, subir escadas, manipular objetos, etc. Esses dois fatores certamente desestimulam a maioria dos professores de Física, que provavelmente não estariam dispostos a investir tanto tempo no estudo da LSL apenas para a construção de simulações educacionais simples.

Consciente dessas dificuldades, decidi construir a TATI (The Amiable Textual Interface for Second Life), uma interface textual amigável para o Second Life que traduzisse comandos simples, semelhantes aos do Logo em comandos da LSL que gerassem objetos imbuídos de físicas alternativas, semelhantes às tartarugas de Papert (1985) ou, melhor ainda, às ‘Dinatarts’ de diSessa (ABELSON; diSESSA, 1981).

TATI - The Amiable Text Interface for Second Life
TATILogoComo argumenta (HOYLES et al., 2002), “programação é a ferramenta prototípica para a visão construcionista, e um micromundo sem programação corre o risco de evitar justamente aquilo que dá ao micromundo seu poderâ€�. Por isso, TATI tem sua própria linguagem de alto-nível, a TATILogo, uma variante própria de Logo, estendida para incluir novos comandos para criar e atuar sobre cada um dos diversos tipos de objetos acima.

Parte da sintaxe de TATILogo é apresentada abaixo:

CREATE object_id object_type? object_shape? colour?
DELETE object_id
SETCOL object_id colour
FORWARD object_id distance ONGO?
RIGHT object_id angle ONGO?
UP object_id angle ONGO?
CLOCK object_id angle ONGO?
SETPOS object_id position ONGO?
SETVEL object_id velocity ONGO?
SPEEDUP object_id speed ONGO?
SETANGVEL object_id angular_velocity ONGO?
SPINUP object_id angular_velocity ONGO?
SPINDOWN object_id angular_velocity ONGO?
SETACCEL object_id aceleration ONGO?
ACCELERATE object_id speedrate ONGO?
SETANGACCEL object_id angular_aceleration ONGO?
APPFORCE object_id force ONGO?
APPIMPULSE object_id impulse ONGO?
GETCOL object_id
GETTYPE object_id
GETPOS object_id
GO
REPEAT integer ( list_of_statements )
HELP

Veja uma descrição mais detalhada em (dos SANTOS, 2012).

TATI e TATILogo estão atualmente em teste alfa e desenvolvimentos finais, mas em breve irão para teste beta, sendo distribuídos a um grupo limitado e selecionado de usuários voluntários para a realização de testes de usabilidade e aceitação.

Exemplos de simulações virtuais imersivas 3D de
colisões com TATIExemplos de simulações virtuais imersivas 3D de colisões com TATI
Nestes vídeos, mostro como TATI pode ser usada para montar uma simulação virtual imersiva 3D de colisões no Second Life.
Exemplos de trajetórias circulares com vários tipos de
objetos de TATIExemplos de trajetórias circulares com vários tipos de objetos de TATI
Nestes vídeos, inspirado pelo clássico exemplo de Logo (Papert, 1985, p.58) de desenhar uma circunferência, mostro a realização de trajetórias circulares com os vários tipos de objeto de TATI.
Exemplos da operação de TATI com TATILogoExemplos da operação de TATI com TATILogo
Nestes vídeos, mostro como se podem criar facilmente micromundos físicos com TATI, hamitados por objetos que seguem diferentes leis físicas.
A história de TATI e TATILogoA história de TATI e TATILogo
Aqui apresento como cheguei à ideia de construir TATI, The Amiable Textual Interface for Second Life, e sua linguagem de programação TATILogo.

Veja também:

Second Life Physics LabSecond Life Physics Lab
A Física implementada no Second Life é hiper-real! Criei um micromundo, um laboratório para investigá-la e utilizá-la no Ensino de Física.
artigo 'Manipulando Objetos Newtonianos: Aprendendo Física no Second Life com Tati'. Renato P. dos SantosManipulando Objetos Newtonianos: Aprendendo Física no Second Life com Tati. XIV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física - EPEF, Maresias, SP, 5 a 9 de novembro de 2012.
artigo 'Ensinar Física, Química e Matemática no Second Life ficou mais fácil: Interfaces amigáveis'.Ensinar Física, Química e Matemática no Second Life ficou mais fácil: Interfaces amigáveis. Educação Matemática em Revista, v. 1, n. 14, jul. 2012.
artigo 'TATI - Uma interface textual amigável para o Second Life'.TATI - Uma interface textual amigável para o Second Life. Apresentado no XIX Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação e publicado na RENOTE: Revista Novas Tecnologias na Educação, UFRGS, v. 10, n. 1, jul. 2012.

Referências
  • ABELSON, Harold; diSESSA, Andrea A. Turtle Geometry: Computations as a Medium for Exploring Mathematics. Cambridge, MA: MIT Press, 1981.
  • dos SANTOS, Renato P. TATI - Uma interface textual amigável para o Second Life. RENOTE: Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 10, n. 1, jul. 2012.
  • HOYLES, C.; NOSS, R.; ADAMSON, R. Rethinking the Microworld Idea. Journal of Educational Computing Research, v. 27, n. 1-2, p. 29-53, 2002.
  • LSL PORTAL.
  • PAPERT, Seymour A. Micromundos: incubadores para o conhecimento. In: _____. Logo: Computadores e Educação. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985, pp. 148-164.
  • SANCHEZ, Joe. Barriers to Student Learning in Second Life. Library Technology Reports, v. 45, n. 2, p. 29-34, 2009.

Voltar a Conheça meu lado virtual!.


Citar esta página:
dos SANTOS, Renato P. . In Física Interessante. 6 Apr. 2016. Disponível em: <>. Acesso em: .

Voltar ao começo desta página

Voltar à página principal de Física Interessante


e-books Grátis


View Renato P. dos Santos's profile on LinkedIn

Renato P. dos Santos


Física Interessante no Google+



CSS válido!